Muitas pessoas vivem em busca da felicidade. Antes de tudo, vamos falar brevemente sobre o conceito de felicidade.
Em várias vertentes, sejam elas religiosas, filosóficas, psicológicas ou pessoais, a palavra felicidade possui significados diferentes.
Se seguirmos o dicionário, a felicidade é uma qualidade ou estado de consciência em que se sente confortável e satisfeito, surgindo assim o contentamento.
Será que o dicionário conseguiu retratar bem o significado da felicidade? A felicidade realmente existe? É fácil ser feliz? Por que tantas pessoas vivem em busca da felicidade? O assunto é complexo, mas vamos tentar esclarecer um pouco e refletir a respeito.
O protagonismo e a felicidade
Já parou para pensar em quem você é? Se alguém fizesse essa pergunta e a regra fosse não falar sobre sua profissão, estado civil, idade ou cidade onde mora, como numa entrevista de emprego, e sim, como você se vê, seria difícil definir a si próprio sem dar respostas vagas ou generalistas?
Para começar a entender essa história de ser feliz, precisamos saber quem somos em essência e começar a ter consciência do nosso papel no mundo. Em cada fase da vida, fomos ou seremos pessoas diferentes; é impossível ser do mesmo jeito para sempre. Todo dia é um dia novo, com sentimentos distintos, mas a nossa essência permanece ali, em algum lugar do nosso ser.
Somos seres em constante mudança, mesmo quando não percebemos, e as mudanças podem ser positivas ou negativas; tudo depende da nossa essência e de como vemos o mundo.
Carregamos conosco um conjunto de crenças, valores e princípios que foram implantados pelos nossos familiares, amigos e sociedade. Às vezes acabamos nos contaminando e esquecendo de nós mesmos, acreditando em coisas que não necessariamente são a realidade. Portanto, saber distinguir e utilizar tudo isso a nosso favor é uma tarefa individual.
E em relação a você, sua vida é como sempre desejou? Trabalha onde quer? Está confortável na sua própria vida? Convive com as pessoas que são relevantes e contribuem? Utiliza seus dons e talentos a favor do mundo? Se vê com os seus olhos ou com os olhos dos outros?
Respire fundo e olhe ao redor! Responda: você se encaixa na sua vida?
Se as respostas anteriores forem um sonoro sim, que maravilha! Você é o protagonista da sua vida e a felicidade, se já não a encontrou, em breve a encontrará, pois ela tem seu endereço. Caso contrário, pense no que pode fazer AGORA para começar a ser protagonista da sua história
A felicidade quer te encontrar no seu endereço
Pense, por exemplo, se o seu desejo sempre foi ser pianista, mas a ‘vida’ te levou por outros caminhos e hoje você trabalha como advogado. Levanta todos os dias para fazer algo que não tem nada a ver com o que você é, o que sempre quis ser. A felicidade até baterá à sua porta, mas você provavelmente não estará lá.
A felicidade fica passeando em círculos ao seu redor, mas você, distraído, não percebe, pois está imerso em uma vida na qual não se encaixa. É como estar vestido com uma roupa que não lhe serve.
A felicidade sabe o seu endereço, mas é você quem não está lá. Encontre o caminho de volta para casa e se surpreenda! Caso contrário, a sua vida continuará passando diante dos seus olhos, e a felicidade também.
A felicidade é genuína
Osho num de seus livros disse que a felicidade é genuína, como nos animais, pois eles não conhecem outro estado, não tem consciência. E é isso que nos difere, nos faz seres humanos, a consciência, a capacidade de discernir. Podemos viver milhares de coisas e cada uma delas nos permite sentir algo diferente.
Ser genuinamente feliz é manter a alegria de viver mesmo nos momentos mais difíceis, encarar as situações com otimismo, permitindo se sentir triste, mas com a certeza de a felicidade está dentro de você e que tudo passa.
A procura da felicidade não precisa acontecer
Se você está correndo atrás da felicidade, está fazendo isso errado. Pare de procurá-la e comece a vivê-la, deixe com que ela esteja presente.
Já falamos que a felicidade está mais perto do que se imagina, não estamos atrás dela ou na frente. Ela vive dentro de nós, basta ter olhos minuciosos e atentos para perceber.
Se está adormecido em sua própria existência busque ajuda para despertar, algumas atitudes podem ajudar bastante:
- Medite: a meditação é um momento de serenar a mente, entrar em contato com o seu eu, pode ajudar a encontrar respostas, aliviar o estresse, a ansiedade e expandir sua visão interior.
- Faça um projeto de vida: crie um projeto de curto, médio e longo prazo. Estabeleça uma visão de onde vai querer estar daqui seis meses, um ano, cinco anos. A partir disso crie um plano de ação, com metas, prazos e objetivos.
- Procure um profissional: se estiver complicado dar o primeiro passo, procure um profissional para acompanhá-lo, pense no seu caso e identifique que tipo de auxílio precisa se é de um coach e/ou terapeuta, por exemplo.
Você já entendeu que a felicidade sabe seu endereço e está dentro de você, se ela estiver perdida ajude-a a encontrar o caminho para sua mente. Sorte nessa jornada!
Gostou do post sobre a felicidade? Então curta e compartilhe em suas redes sociais!