11 dicas para ter mais satisfação no trabalho

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A satisfação no trabalho é extremamente importante. O trabalho é uma parte relevante das nossas vidas. Passamos a maior parte das nossas vidas dedicados a ele, mas às vezes nos perguntamos como ter mais satisfação no trabalho?

Satisfação no trabalho

Por mais que você ame o faz, vez ou outra, bate uma desmotivação ou cansaço. Separei algumas dicas que podem ser úteis quando a falta de motivação bater:

1. Sempre que puder faça algo que gosta

Muitas vezes nos vemos mergulhados na rotina de trabalho de tal forma, que nos esquecemos de fazer aquilo que gostamos. Esse é um dos principais fatores que geram o estresse. Nunca deixe de fazer algo que lhe dê prazer, seja escutar uma música, ler um livro, viajar ou sair para conversar com aquele amigo.

Quando inserimos em nosso dia a dia coisas que gostamos de fazer, nos sentimos bem, produzimos mais serotonina (hormônio da felicidade) e reduzimos o cortisol (hormônio do estresse).

2. Enxergue as coisas positivas do seu trabalho

Tente observar bem suas tarefas no dia a dia e tente encontrar o que mais gosta nelas. Integre alguma coisa que ame nas suas tarefas e pratique todos os dias.

3. Evite conversar com pessoas negativas

A rotina de trabalho já pode ser estressante o suficiente e quase toda empresa tem aquele colega que está insatisfeito e reclama de tal forma que pode contaminar os demais. Tenha um filtro para entender quando o colega está fazendo uma crítica construtiva ou reclamando por reclamar da empresa, das lideranças e do trabalho.

Se puder, evite ao máximo o contato mais próximo com essas pessoas, pois você pode acabar se contaminando ou deixando-se desmotivar, por problemas que muitas vezes, podem nem ser os seus.

Seja cordial e fale o necessário, caso um colega pessimista venha trazer à tona suas reclamações mude o foco da conversa ou se afaste.

4. Não se compare

Tente não se comparar aos seus colegas, seja qual for o salário, cargo ou reputação que eles possuem no seu ambiente de trabalho. Todos percorrem um caminho e tem oportunidades diferentes, você não sabe o que ele teve que passar para estar onde está.

Pense em você! Em como pode ser e dar o seu melhor a cada dia.

5. Socialize com seus colegas

Sempre que puder participe de Happy Hours com seus colegas, almoce com eles e os conheça. Quando estreitamos relacionamentos no trabalho, o ambiente fica mais leve, amigável e colaborativo.

6. Limite o espaço que o trabalho tem em sua vida

O trabalho é sem dúvida um parte muito importante da sua vida, mas não pode ser a única. Não se esqueça de viver!

O melhor da vida é trabalhar para viver e não viver para trabalhar. Coloque limites, tente cumprir seu horário e ao sair do trabalho se desligar totalmente. Seguir a primeira dica pode ser uma boa forma de se desligar.

Tente encontrar o equilíbrio.

7. Pratique atividades físicas e tenha mais satisfação no trabalho

Sei que muitas vezes pode parecer impossível encontrar tempo para praticar atividades físicas, mas elas são extremamente relevantes para manter o corpo sadio e a mente sã.

Atividades aeróbicas por exemplo, liberam endorfina e serotonina no seu corpo produzindo uma sensação de bem estar e maior disposição para as tarefas do dia a dia.

Lembre-se de que se não tiver condições financeiras ou não gostar de academias, pode caminhar e correr ao ar livre, bastar dar o primeiro passo.

8. Seja organizado

Procure ser organizado para não acumular tarefas e demandas. Tenha um controle das suas tarefas e programe cada dia. Isso te ajudará a não se desesperar e não esquecer do que deve fazer.

Tenha uma lista de prioridades, não verifique e-mails a todo momento. Selecione horários para ler e-mail e responder demandas rápidas. Procure não começar uma tarefa sem terminar outra.

9. Descanse e faça pausas

Faça pausas quando se sentir muito cansado ou estressado, levante, tome uma água e não deixe de ir ao banheiro. Aproveite o horário de almoço para renovar as energias, meditar e relaxar.

Descanse nos finais de semana e não leve trabalho para casa. Tente aproveitar o tempo livre para se dedicar a você e aos que ama.

10. Seja aliado dos seus chefes e colegas

Mostre sua colaboração e espirito de equipe, ajude quem precisa, não tenha medo de dividir o conhecimento, ninguém perde por ser bom. Muito pelo contrário só ganha e provavelmente será recompensado.

Você e seu chefe precisam um do outro, estabeleça um conexão com ele, uma relação de confiança e colaboração para que criem um relacionamento profissional saudável.

11. Se responsabilize por sua satisfação

Caso tenha algo que não te agrade, seja na gestão ou no ambiente da empresa em que trabalha, procure propor soluções para os problemas ao invés de se martirizar com eles.

Ter autoconhecimento  ajuda muito a se responsabilizar. Tente separar o que é seu, o que é da empresa e como pode contribuir para alcançar um cenário ideal.

Se no fim chegar à conclusão de que não há nada positivo e nem que possa ser feito, programe-se  e planeje-se para encontrar um emprego ou atividade em que poderá ser mais feliz.

Esse texto te ajudou? Então, aproveite para curtir e compartilhar em suas redes sociais! Até breve!

 

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