O que é ser um bom líder? Descubra os atributos do líder!

Siga nossas redes sociais

Quais são os atributos do bom líder? Nos tempos atuais, sabemos que a configuração de liderança mudou completamente. Se antes o líder era tido como uma figura a se temer, hoje cada vez mais, deve se importar com as pessoas.

Separamos nesse artigo alguns aspectos para identificar um bom líder e descobrir se vivemos num ambiente de liderança saudável e inspiradora.

bom lider

 

Ser ou não ser Líder?

Conquistar um cargo de liderança é o desejo de muitos. Além de mostrar reconhecimento, ser líder é  considerado um salto na carreira. Porém, será que todos que assumem posições de liderança estão preparados?

Ser líder não é uma tarefa das mais simples, além de ter que mostrar mais resultados é necessário inspirar as pessoas a entregarem o melhor delas também.

Para ser um bom líder é importante estar ciente da responsabilidade e principalmente, unir uma série de atributos para que consiga atingir os resultados que se espera da sua equipe.

Atributos do bom líder

Liderar é a arte de inspirar as pessoas a fazerem algo em prol do mesmo objetivo.  Um líder não é aquele que necessariamente possui um cargo de liderança, muitas vezes é algo natural, geralmente exercido por alguém que se destaca, mesmo que informalmente.

A boa liderança é aquela que leva em conta o indivíduo e, o motiva a entregar o seu melhor. O comportamento do líder é algo que pode ser aperfeiçoado, treinado e desenvolvido.

Algumas das habilidades mais comuns de um líder são a empatia, carisma, respeito,  escuta ativa, disciplina e capacidade de incentivar sua  equipe.

O líder ditador que só cobra e pressiona ao máximo não é mais bem aceito. Isso é coisa do passado. A cada dia deve-se adquirir mais qualidades pessoais do que ser rígido.

A Robert Half, uma consultoria de recursos humanos, divulgou uma pesquisa  na qual os atributos abaixo, apareceram como fundamentais para que alguém seja considerado um bom líder. Todos na ordem a seguir:

  1. Integridade
  2. Justiça
  3. Mentalidade colaborativa

Isso reforça a tendência deu uma liderança cada vez mais empática e menos autoritária.

Qualidades de um líder excelente

Intuição

As situações nem sempre vão se apresentar conforme o esperado. O bom líder saberá utilizar a intuição a seu favor, junto à uma análise crítica e repertório.

Conduta Ética

O verdadeiro líder age com postura honesta e confiável, ele jamais provoca ruídos ou coloca os membros de sua equipe uns contra os outros.

Carrega o dever de transmitir a cultura da empresa e agir da forma que se espera, dando exemplos, inspira os liderados a absorverem a cultura e conduta ética.

Busca constante desenvolvimento

Um líder inteligente está sempre em busca de aperfeiçoamento profissional, quer estar a par do que há de novo no mercado e busca em seu desenvolvimento ferramentas para engrandecer a atuação da sua equipe e gerar resultados.

Tem humildade

O líder é humilde, sabe que não é melhor nem pior do que os outros e tem falhas que precisam ser trabalhadas. É humano e não um robô.

Sabe delegar tarefas

Um líder que se preze sabe delegar tarefas para que ninguém fique sobrecarregado e para que seus colaboradores possam mostrar suas expertises.

Confia em sua equipe e não precisa validar cada micro-tarefa. Conhece os pontos fortes de cada um e sabe como explorá-los da melhor maneira.

Tem ótimo senso de humor

O líder não é carrancudo, está sempre disposto e colabora para a leveza do dia a dia. Sabe que uma equipe leve produz com maior motivação.

Educação, gentileza e um sorriso no rosto ajudam muito.

Autoconfiança e pró-atividade

Quando o líder é autoconfiante e pró-ativo mostra energia para resolução de problemas e transmite segurança à equipe.

É exemplo

O líder age como espera que sua equipe aja. Ou seja, lidera pelo exemplo, mostra compromisso e segue as mesmas regras que os demais. Dessa forma, gera respeito e inspira a todos a agirem corretamente. Exemplo é fundamental para ter um time engajado e congruente.

Tem positividade

Um bom líder sempre age com otimismo e está pronto para levantar a moral da equipe, mesmo nos momentos mais desafiantes.

É criativo

A criatividade ajuda a encontrar soluções e inspirar um time. Sabe que é importante saber improvisar para lidar com as adversidades.

Se comunica bem

Um líder excelente sabe se comunicar. É claro sem precisar ofender ou desmotivar.

Deixa sempre um canal aberto para comunicação e sabe ouvir atentamente para estabelecer uma relação clara e transparente.

É inspirador

O bom líder é cativante, tem brilho no olhar, quando fala toca o coração das pessoas e as incentiva a entregarem o melhor.

Está sempre disposto a construir e não destruir.

Dá feedbacks no intuito de desenvolver seu colaborador, para que ele entregue o melhor desempenho possível.

É coach

O líder coach se preocupa com os objetivos dos seus colaboradores e os ajuda a traçar um caminho, que possa fazer com que eles alcancem suas metas pessoais alinhadas às profissionais.

É atento e sabe como treinar sua equipe para fazer emergir suas potencialidades.

Conseguiu identificar se é um bom líder ou se sua liderança tem esses atributos? Conte para mim! Deixe seu comentário!

Até a próxima!

Siga nossas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou do Blog? Compartilhe :)

Inscreva-se em nossa newsletter para receber novidades!

You have successfully subscribed to the newsletter

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Carol Ornellas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.