O que é inovação? Saiba o que é e como inovar!

Siga nossas redes sociais

Temos mania de confundir inovação com invenção. A palavra inovação, vem do latim (innovatio) e seu significado está relacionado à novidade, aquilo que é novo ou que foi renovado, aperfeiçoado e não necessariamente algo que nunca existiu.

Invenção do latim INVENIRE, significa “por vir”, logo invenção é algo que realmente não existia anteriormente.

Analogias à parte, inovação de acordo com Tennyson Pinheiro e Luis Alt, autores do livro Design Thinking Brasil, é o valor percebido pelas pessoas. Sim, mas o que isso quer dizer? Inovar é transformar ideias em valor. As inovações são capazes de abrir espaço para novas formas de prosperidade e podem reformular valores que mantém uma economia em crescimento.in

O que é a inovação?

Inovação é o valor percebido pelas pessoas.

inove

Quando a inovação gera valor?

A inovação gera valor quando traz soluções que transformam a vida das pessoas, por exemplo, Graham Bell, quando inventou o telefone, causou uma grande transformação na forma como as pessoas se comunicavam à distância.
As inovações geradas a partir do aparelho telefônico foram tantas, que nos dias de hoje fazem com que nossos celulares tenham se transformado numa segunda pele para o corpo, tornando-se um bem de valor em nossas vidas, quase impossível de se viver sem.

Parece exagero, mas as soluções e as inovações que vieram a partir do telefone, nos permitem estar conectados com o mundo, pagar contas, nos divertir e por fim, nos comunicar uns com os outros.

Só existe inovação onde há valor percebido pelas pessoas, ou seja, aquela ideia fantástica ainda não é inovação se ela não está transformando e trazendo soluções.

Como começar a inovar?

Para começar a inovar devemos levar em consideração todos os processos e pessoas envolvidas numa ideia pré-concebida. A inovação surgirá como fruto da criatividade, se for colocado em prática, princípios que trarão resultado e impacto positivo para negócios e pessoas.

Lembre-se, para inovar devemos  ter foco nas pessoas para quem estimamos aquela ideia, caso contrário não haverá inovação. Teste, faça protótipos, experimente e escute as pessoas. Saiba que opinião elas tem sobre sua ideia.

Como disse anteriormente, inovação não é uma ideia fantástica, ela é o resultado de pessoas, processos, experimentação e muito trabalho duro.

Se ela não sair da sua cabeça, não for compartilhada, discutida, aprimorada e  testada, de nada adianta. A inovação não é uma ideia defendida por uma única pessoa.

Resumindo, inovar é gerar soluções que impactam e transformam a maneira como a sociedade vive e trabalha, levando em conta os benefícios que trazem para negócios e pessoas.

Agora que sabe como inovar, divida com seus amigos! Curta e compartilhe este artigo em suas redes sociais!

Até breve!

 

Siga nossas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou do Blog? Compartilhe :)

Obrigada!

Erro

Carol Ornellas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.

Inscreva-se em nossa newsletter para receber novidades!

You have successfully subscribed to the newsletter

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Carol Ornellas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.