Temos mania de confundir inovação com invenção. A palavra inovação, vem do latim (innovatio) e seu significado está relacionado à novidade, aquilo que é novo ou que foi renovado, aperfeiçoado e não necessariamente algo que nunca existiu.
Invenção do latim INVENIRE, significa “por vir”, logo invenção é algo que realmente não existia anteriormente.
Analogias à parte, inovação de acordo com Tennyson Pinheiro e Luis Alt, autores do livro Design Thinking Brasil, é o valor percebido pelas pessoas. Sim, mas o que isso quer dizer? Inovar é transformar ideias em valor. As inovações são capazes de abrir espaço para novas formas de prosperidade e podem reformular valores que mantém uma economia em crescimento.
O que é a inovação?
Inovação é o valor percebido pelas pessoas.
Quando a inovação gera valor?
Parece exagero, mas as soluções e as inovações que vieram a partir do telefone, nos permitem estar conectados com o mundo, pagar contas, nos divertir e por fim, nos comunicar uns com os outros.
Só existe inovação onde há valor percebido pelas pessoas, ou seja, aquela ideia fantástica ainda não é inovação se ela não está transformando e trazendo soluções.
Como começar a inovar?
Para começar a inovar devemos levar em consideração todos os processos e pessoas envolvidas numa ideia pré-concebida. A inovação surgirá como fruto da criatividade, se for colocado em prática, princípios que trarão resultado e impacto positivo para negócios e pessoas.
Lembre-se, para inovar devemos ter foco nas pessoas para quem estimamos aquela ideia, caso contrário não haverá inovação. Teste, faça protótipos, experimente e escute as pessoas. Saiba que opinião elas tem sobre sua ideia.
Como disse anteriormente, inovação não é uma ideia fantástica, ela é o resultado de pessoas, processos, experimentação e muito trabalho duro.
Se ela não sair da sua cabeça, não for compartilhada, discutida, aprimorada e testada, de nada adianta. A inovação não é uma ideia defendida por uma única pessoa.
Resumindo, inovar é gerar soluções que impactam e transformam a maneira como a sociedade vive e trabalha, levando em conta os benefícios que trazem para negócios e pessoas.
Agora que sabe como inovar, divida com seus amigos! Curta e compartilhe este artigo em suas redes sociais!
Até breve!