O que é coaching?

Siga nossas redes sociais

Treinador

Você sabe o que é coaching? Nos últimos anos essa palavra tem vindo à tona e a cada dia surgem novos profissionais que se denominam Coach. Mas afinal, o que é isso? Para quem serve? Como pode ajudar pessoas?

O que é coaching?

O coaching engloba diversas ferramentas, técnicas e fundamentos da psicologia, administração, gerenciamento de pessoas e programação neurolinguística com foco em resultados significativos para quem se dispõe a passar por esse processo.

Um processo de coaching tem como objetivo trazer resultados e mudanças positivas duradouras, num curto espaço de tempo. Faz com que uma pessoa saia do estado em que se encontra para seguir rumo ao que deseja. O coaching é um processo de total descobrimento, conhecimento e autoconhecimento. Ele atua no desenvolvimento das pessoas, extraindo delas seu potencial máximo para que atinjam seus objetivos.

O coach e o coachee

O coachee é o indivíduo que decide passar pelo processo de coaching,  está em busca de alcançar algum objetivo, seja ele pessoal ou profissional. Está determinado a encontrar a orientação de um treinador que possa ajudá-lo a aplicar as ferramentas e recursos que funcionarão melhor para ele, tangibilizando suas metas e ações.  Enfim, tudo isso o conduzidrá o à realização no menor tempo possível.

Coach é uma palavra que vem do inglês e significa treinador. O profissional coach vai ajudar o coachee a fazer emergir suas potencialidades, despertar o que há de melhor, fazendo com que ele conquiste seus objetivos e sonhos.

A relação entre coach e coachee é uma parceria. Do lado do coach, serão disponibilizadas ferramentas, técnicas, metodologias que melhor se aplicarão à realidade do coachee para que os resultados sejam percebidos rápidamente.

O coachee, no que lhe concerne, se comprometerá com a realização de tarefas propostas para a evolução do seu projeto. É um trabalho a quatro mãos. Ele precisa estar verdadeiramente disposto a se ajudar.

Onde se aplica o coaching?

O processo de coaching pode ser aplicado tanto no aspecto pessoal quanto profissional. No coaching pessoal, pode-se trabalhar as seguintes áreas:

  • Coaching de Vida
  • Coaching Financeiro
  • Coaching Nutricional
  • Coaching de Relacionamentos
  • Coaching Familiar

No aspecto profissional, o coaching pode trabalhar áreas específicas como:

  • Carreira
  • Comunicação
  • Liderança
  • Concursos
  • Negócios
  • Financeiro
  • Relacionamento entre equipes

Pode-se perceber que o coaching consegue abranger diversas áreas, segmentos e tudo vai de acordo com o objetivo do coachee.

O profissional coach, não é um conselheiro é um treinador

Um coach não as respostas prontas, trabalha com foco total em resultados e evolução do coach nos mais diversos aspectos da sua vida. É um trabalho muito direcionado para o futuro.

Geralmente é utilizado um método socrático, que conduz à reflexão por meio de perguntas poderosas.

Questões de saúde mental, traumas relacionados ao passado, ou muito profundas devem ser tratados na psicoterapia. Não se deve NUNCA misturar o coaching e a psicoterapia, cada um tem sua finalidade, método e especialista recomendado.

Quais são os benefícios do coaching?

Muitas pessoas têm sonhos, metas e uma infinidade de coisas que desejam realizar, seja emagrecer, ter mais satisfação pessoal, mudar de emprego, cargo na empresa que trabalha ou passar num concurso, por exemplo. O coaching será um grande aliado para o que o coachee alcance o resultado tão almejado.

Passar por um processo como esse pode ser muito benéfico, alguns dos benefícios que podem ser destacados são:

  • Aumentar o autoconhecimento: serão identificados diversos fatores que podem estar impedindo ou travando o coachee a alcançar os seus objetivos, como crenças limitantes, por exemplo;
  • Trabalha a ansiedade, o foco e o ‘stress’, através de técnicas de ‘mindfulness’;
  • Alavanca a satisfação pessoal e profissional;
  • Ajuda na identificação de sabotadores que bloqueiam as ações e resultados;
  • Aumenta a qualidade de vida e bem-estar;
  • Melhora o relacionamento com as pessoas tanto no âmbito pessoal quanto profissional;
  • Faz com que o coachee seja mais autoconfiante e aumenta sua autoestima;
  • Identifica as potencialidades e como utilizá-las a benefício próprio;
  • Desenvolve competências e habilidades;
  • Realiza um alinhamento entre propósito, missão e valores pessoais;
    Aumenta a inteligência emocional.

O coaching é um processo profundo de desenvolvimento pessoal. Pode trazer grande autonomia, mudanças de comportamento, reforçando aspectos positivos e mitigando os negativos.

Como funciona o processo de coaching?

O processo de coaching é realizado através de sessões presenciais em que o coach guia o coachee, através das ferramentas da neurociência, administração, psicologia, entre outras citadas anteriormente. Todo processo dura em torno de dez sessões, depende da necessidade do indivíduo.

É importante ressaltar que o profissional coach será um estimulador, o poder de transformação vem do coachee. Todos temos um incrível potencial, o coaching será um grande aliado para trazer isso à tona.

Agora que sabe o que é coaching, aproveite para trabalhar alguma área que deseja em sua vida e conquiste resultados incríveis.

Se gostou do artigo e quer receber mais novidades, cadastre-se em nossa newsletter.

Até breve!

Siga nossas redes sociais

2 thoughts on “O que é coaching?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou do Blog? Compartilhe :)

Obrigada!

Erro

Carol Ornellas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.

Inscreva-se em nossa newsletter para receber novidades!

You have successfully subscribed to the newsletter

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Carol Ornellas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.