Como praticar meditação? Dicas para iniciantes

Siga nossas redes sociais

 

Meditar é uma prática milenar que pode trazer inúmeros benefícios. Porém, muitas pessoas tem dúvidas sobre como praticar meditação, se julgam ansiosas demais, sem tempo, sem paciência ou não sabem como dar o primeiro passo. Separamos nesse post diversas dicas para que você traga essa prática para sua vida e possa experimentar as maravilhas que ela pode proporcionar.

Meditar

O que é meditação?

A meditação é uma prática que pode ser incorporada na vida das pessoas, através de algumas técnicas que ajudam a manter a mente atenta e focada. Ela não precisa estar relacionada à nenhuma crença ou religião e não tem limitações físicas ou de idade para quem a pratica.

Por que meditar?

As motivações para a prática da meditação são diversas. Seja para serenar a mente, aliviar a pressão do dia a dia, trabalhar a ansiedade ou entrar em contato consigo mesmo, meditar nos traz para o presente.

Muitas pessoas vivem no passado ou no futuro, mas se esquecem de estar e focar no presente, no que acontece agora. Além de nos trazer para o presente, praticar meditação traz diversos benefícios já comprovados pela ciência.

Alguns benefícios que a meditação pode trazer para sua vida:

  • Aumenta a imunidade;
  • Melhora a qualidade de vida em pessoas com dores crônicas;
  • Diminui a insônia e indisposição;
  • Reduz níveis de hormônios do stress;
  • Reduz a pressão arterial;
  • Diminui o risco de doenças do coração.

 

Como praticar meditação

1. Defina sua motivação

Pense no seu motivo para começar a meditar. O que você busca ao incluir essa prática na sua vida?

2. Procure um local tranquilo

É muito importante que encontre um local tranquilo, sem distrações, algo ou alguém que possa interrompê-lo. Se for realizar a meditação em casa, peça a colaboração de quem convive com você para não ser interrompido.

3. Se puder prepare o ambiente

Colocar uma música calma, velas aromáticas ou incensos e reduzir a luminosidade podem ajudar a manter o foco durante a meditação, portanto se puder preparar o ambiente, ótimo!

4. Fique em posição confortável e mantenha a coluna ereta

Procure uma posição confortável. Você pode utilizar uma almofada para se sentar no chão ou uma cadeira, o importante é se sentir bem acomodado e ficar com a coluna reta. Pode se deitar também, mas não é muito recomendado, pois muitas pessoas acabam dormindo por conta do estado de relaxamento. Porém, se dormir, não tem problema retome em outro momento.

5. Feche os olhos e observe

Os pensamentos não vão se dissipar, sua cabeça não vai “esvaziar”. Deixe que os pensamentos e imagens passem por sua mente e os observe.

Podem acontecer alguns barulhos também. O seu cachorro pode latir, um carro barulhento pode passar, mas apenas observe, não julgue e o barulho vai passar, para o silêncio voltar.

Deixe passar, imagine uma tela de cinema, é assim que sua mente vai se comportar,  somente deixe essas imagens da sua tela irem passando até se desligar delas. O simples estado de não agitação já configura a meditação nesse momento.

6. Programe-se

Reserve um tempo para a meditação até que ela vire um hábito. Colocar um despertador ou lembrete pode ajudar.

Comece meditando durante três minutos, com ajuda de um alarme e depois vá aumentando gradativamente o tempo, até trinta minutos ou mais, por exemplo.

7. Foque na sua respiração

Você deve inspirar e expirar pelo nariz durante a respiração, relaxando todos os músculos da face e principalmente do maxilar.

Para facilitar a concentração na respiração, você pode escolher focar na expansão e contração do abdômen ou no som da sua respiração. Tente observar a respiração sem analisar.

Sem que você se dê conta, sua mente se acalmará e seus pensamentos também. Não se cobre, caso não consiga das primeiras vezes, isso é processo. Tente até conseguir.

8. Relaxe e persista

A meditação é um processo de disciplina, para os mais ansiosos e agitados, pode parecer difícil no primeiro momento, mas basta ser persistente e tentar até atingir o estado desejado.

Para facilitar resumi esses passos no gráfico abaixo e estou aqui torcendo para você conseguir e começar desfrutar de tudo de bom que a meditação pode trazer para sua vida.

Vamos em frente!

Infográfico meditação

 

Siga nossas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou do Blog? Compartilhe :)

Inscreva-se em nossa newsletter para receber novidades!

You have successfully subscribed to the newsletter

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Carol Ornellas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.