Como praticar meditação? Dicas para iniciantes

Siga nossas redes sociais

 

Meditar é uma prática milenar que pode trazer inúmeros benefícios. Porém, muitas pessoas tem dúvidas sobre como praticar meditação, se julgam ansiosas demais, sem tempo, sem paciência ou não sabem como dar o primeiro passo. Separamos nesse post diversas dicas para que você traga essa prática para sua vida e possa experimentar as maravilhas que ela pode proporcionar.

Meditar

O que é meditação?

A meditação é uma prática que pode ser incorporada na vida das pessoas, através de algumas técnicas que ajudam a manter a mente atenta e focada. Ela não precisa estar relacionada à nenhuma crença ou religião e não tem limitações físicas ou de idade para quem a pratica.

Por que meditar?

As motivações para a prática da meditação são diversas. Seja para serenar a mente, aliviar a pressão do dia a dia, trabalhar a ansiedade ou entrar em contato consigo mesmo, meditar nos traz para o presente.

Muitas pessoas vivem no passado ou no futuro, mas se esquecem de estar e focar no presente, no que acontece agora. Além de nos trazer para o presente, praticar meditação traz diversos benefícios já comprovados pela ciência.

Alguns benefícios que a meditação pode trazer para sua vida:

  • Aumenta a imunidade;
  • Melhora a qualidade de vida em pessoas com dores crônicas;
  • Diminui a insônia e indisposição;
  • Reduz níveis de hormônios do stress;
  • Reduz a pressão arterial;
  • Diminui o risco de doenças do coração.

 

Como praticar meditação

1. Defina sua motivação

Pense no seu motivo para começar a meditar. O que você busca ao incluir essa prática na sua vida?

2. Procure um local tranquilo

É muito importante que encontre um local tranquilo, sem distrações, algo ou alguém que possa interrompê-lo. Se for realizar a meditação em casa, peça a colaboração de quem convive com você para não ser interrompido.

3. Se puder prepare o ambiente

Colocar uma música calma, velas aromáticas ou incensos e reduzir a luminosidade podem ajudar a manter o foco durante a meditação, portanto se puder preparar o ambiente, ótimo!

4. Fique em posição confortável e mantenha a coluna ereta

Procure uma posição confortável. Você pode utilizar uma almofada para se sentar no chão ou uma cadeira, o importante é se sentir bem acomodado e ficar com a coluna reta. Pode se deitar também, mas não é muito recomendado, pois muitas pessoas acabam dormindo por conta do estado de relaxamento. Porém, se dormir, não tem problema retome em outro momento.

5. Feche os olhos e observe

Os pensamentos não vão se dissipar, sua cabeça não vai “esvaziar”. Deixe que os pensamentos e imagens passem por sua mente e os observe.

Podem acontecer alguns barulhos também. O seu cachorro pode latir, um carro barulhento pode passar, mas apenas observe, não julgue e o barulho vai passar, para o silêncio voltar.

Deixe passar, imagine uma tela de cinema, é assim que sua mente vai se comportar,  somente deixe essas imagens da sua tela irem passando até se desligar delas. O simples estado de não agitação já configura a meditação nesse momento.

6. Programe-se

Reserve um tempo para a meditação até que ela vire um hábito. Colocar um despertador ou lembrete pode ajudar.

Comece meditando durante três minutos, com ajuda de um alarme e depois vá aumentando gradativamente o tempo, até trinta minutos ou mais, por exemplo.

7. Foque na sua respiração

Você deve inspirar e expirar pelo nariz durante a respiração, relaxando todos os músculos da face e principalmente do maxilar.

Para facilitar a concentração na respiração, você pode escolher focar na expansão e contração do abdômen ou no som da sua respiração. Tente observar a respiração sem analisar.

Sem que você se dê conta, sua mente se acalmará e seus pensamentos também. Não se cobre, caso não consiga das primeiras vezes, isso é processo. Tente até conseguir.

8. Relaxe e persista

A meditação é um processo de disciplina, para os mais ansiosos e agitados, pode parecer difícil no primeiro momento, mas basta ser persistente e tentar até atingir o estado desejado.

Para facilitar resumi esses passos no gráfico abaixo e estou aqui torcendo para você conseguir e começar desfrutar de tudo de bom que a meditação pode trazer para sua vida.

Vamos em frente!

Infográfico meditação

 

Siga nossas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou do Blog? Compartilhe :)