Bloqueio Criativo: 8 dicas para acabar com ele

Siga nossas redes sociais

O bloqueio criativo é um dos maiores pesadelos de quem trabalha constantemente com novas ideias e criações. Quando ele vem é um verdadeiro suplício, muitas tentativas e nada sai.

Mas como superá-lo? Veja algumas dicas que separei para você!

1. Entenda o bloqueio criativo

O Bloqueio criativo é uma dificuldade momentânea em se inspirar para criar algo.  Você quer produzir, mas não consegue. Isso pode acontecer em qualquer área, principalmente com os criadores de conteúdo, escritores, artistas e músicos.

A sensação é de estar totalmente paralisado e não saber para onde ir. O bloqueio criativo é mais comum do que se imagina. Eu, por exemplo, decidi escrever sobre isso, pois estou passando por um agora. Estou vagando em referências, escrevendo e reescrevendo frases, buscando fontes de inspiração.

O importante é dar-se conta dele e continuar, parar não pode ser uma opção. Quando começamos incentivamos nosso cérebro a continuar e uma hora a inspiração vem.

Quer espantar o bloqueio criativo? Então continue lendo.

2. Conscientize-se que nem todo mundo nasce criativo

Pode até ser que existam pessoas que nascem com o dom da criatividade, mas o bom é que ela pode ser aprendida.

O que você precisa é colocar a criatividade em prática.  Basta diminuir seu julgamento e não diminuir suas ideias, tudo importa.

Lembre-se de quando era uma criança, sua imaginação voava, fantasiava, o mais simples objeto poderia virar um brinquedo. Seu pensamento era totalmente desprovido de julgamento e menos racional. Isso permitia que a criatividade pudesse atuar.

3. Faça um brainstorming

Brainstorm é um termo em inglês para tempestade de ideias. Tem sido adotado por muitos profissionais por permitir o pensamento livre e sem julgamentos. Pode ajudar bastante quando o bloqueio aparecer.

Deixe os pensamentos fluírem, tente não julgá-los e tenha um caderno, papel e caneta para anotar tudo aquilo que vier. Depois, vá concatenando as ideias e se puder fazer esse exercício com seu grupo de trabalho, melhor ainda. Vocês podem juntos encontrar algo incrível!

4. O bom é inimigo do ótimo

A mania de perfeição pode ser algo que atrapalha imensamente o processo criativo. É claro que devemos sempre buscar o melhor em nossas criações, mas faça o seu melhor  e evite ficar comparando seu trabalho com grandes nomes.

A perfeição vem com tempo e prática. Quanto mais você fizer alguma coisa, melhor ficará nela e provavelmente sua busca pela perfeição jamais terá fim. Afinal, você sempre poderá ser uma versão melhor de si mesmo.

5. Evite distrações

Muitas vezes o seu problema pode ser a falta de foco. Você está fazendo quantas coisas ao mesmo tempo?

Está conferindo seus emails? Verificando as notificações do seu telefone? Whatsaap, redes sociais, lembretes?

Manter-se focado é uma excelente maneira de combater o bloqueio criativo. Faça um compromisso consigo mesmo de evitar as distrações enquanto estiver criando.

Fazer muitas coisas ao mesmo tempo é extremamente nocivo à sua produtividade.

Você pode utilizar a técnica pomodoro, que consiste na utilização de um cronômetro e divide o trabalho em períodos de 25 minutos, com curtos intervalos de até 5 minutos, que você pode utilizar para dar aquela olhadinha no celular, ir ao banheiro, beber água, meditar, refrescar a mente, enfim, o que preferir e voltar a trabalhar.

Eu gosto muito de utilizar o aplicativo para navegadores TimeDoser, que funciona como um cronômetro baseado na técnica pomodoro.  Para muitas pessoas ajuda bastante.

Foque 100% em suas tarefas!

6. Escute música

A música pode ser uma grande aliada da criatividade e produtividade, além de ser um excelente estímulo.

Eu mesma gosto de algumas listas no Spotify que me ajudam a criar e manter o foco, por exemplo:

Music for concentration

Acoustic concentration

Focus Now

O importante é  que seja uma música que o mantenha alerta e que seja agradável.

7. Medite

A meditação te ajuda a ter maior clareza mental e focar no aqui e agora. Além do mais auxilia bastante a combater o estresse e ansiedade, acalmando sua mente e deixando ela mais apta a estar atenta e descansada.

8. Alterne estímulos

Além de ouvir música e meditar, você pode estimular sua mente e concentração lendo livros, se inspirando em artigos de autores interessantes, viajando ou assistindo um filme.

Procure sempre estudar, não pare nunca! Quanto maior o conhecimento mais fácil será o processo criativo.

Lembre-se de não esperar a inspiração vir! Começar já é metade do caminho.

E agora? Vai conseguir desbloquear a sua criatividade? Ajude seus amigos também! Compartilhe esse artigo em suas redes sociais!

Veja o infográfico:

bloqueio criativo

Vamos em frente!

Siga nossas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou do Blog? Compartilhe :)

Inscreva-se em nossa newsletter para receber novidades!

You have successfully subscribed to the newsletter

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Carol Ornellas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.