Bloqueio Criativo: 8 dicas para acabar com ele

Siga nossas redes sociais

O bloqueio criativo é um dos maiores pesadelos de quem trabalha constantemente com novas ideias e criações. Quando ele vem é um verdadeiro suplício, muitas tentativas e nada sai.

Mas como superá-lo? Veja algumas dicas que separei para você!

1. Entenda o bloqueio criativo

O Bloqueio criativo é uma dificuldade momentânea em se inspirar para criar algo.  Você quer produzir, mas não consegue. Isso pode acontecer em qualquer área, principalmente com os criadores de conteúdo, escritores, artistas e músicos.

A sensação é de estar totalmente paralisado e não saber para onde ir. O bloqueio criativo é mais comum do que se imagina. Eu, por exemplo, decidi escrever sobre isso, pois estou passando por um agora. Estou vagando em referências, escrevendo e reescrevendo frases, buscando fontes de inspiração.

O importante é dar-se conta dele e continuar, parar não pode ser uma opção. Quando começamos incentivamos nosso cérebro a continuar e uma hora a inspiração vem.

Quer espantar o bloqueio criativo? Então continue lendo.

2. Conscientize-se que nem todo mundo nasce criativo

Pode até ser que existam pessoas que nascem com o dom da criatividade, mas o bom é que ela pode ser aprendida.

O que você precisa é colocar a criatividade em prática.  Basta diminuir seu julgamento e não diminuir suas ideias, tudo importa.

Lembre-se de quando era uma criança, sua imaginação voava, fantasiava, o mais simples objeto poderia virar um brinquedo. Seu pensamento era totalmente desprovido de julgamento e menos racional. Isso permitia que a criatividade pudesse atuar.

3. Faça um brainstorming

Brainstorm é um termo em inglês para tempestade de ideias. Tem sido adotado por muitos profissionais por permitir o pensamento livre e sem julgamentos. Pode ajudar bastante quando o bloqueio aparecer.

Deixe os pensamentos fluírem, tente não julgá-los e tenha um caderno, papel e caneta para anotar tudo aquilo que vier. Depois, vá concatenando as ideias e se puder fazer esse exercício com seu grupo de trabalho, melhor ainda. Vocês podem juntos encontrar algo incrível!

4. O bom é inimigo do ótimo

A mania de perfeição pode ser algo que atrapalha imensamente o processo criativo. É claro que devemos sempre buscar o melhor em nossas criações, mas faça o seu melhor  e evite ficar comparando seu trabalho com grandes nomes.

A perfeição vem com tempo e prática. Quanto mais você fizer alguma coisa, melhor ficará nela e provavelmente sua busca pela perfeição jamais terá fim. Afinal, você sempre poderá ser uma versão melhor de si mesmo.

5. Evite distrações

Muitas vezes o seu problema pode ser a falta de foco. Você está fazendo quantas coisas ao mesmo tempo?

Está conferindo seus emails? Verificando as notificações do seu telefone? Whatsaap, redes sociais, lembretes?

Manter-se focado é uma excelente maneira de combater o bloqueio criativo. Faça um compromisso consigo mesmo de evitar as distrações enquanto estiver criando.

Fazer muitas coisas ao mesmo tempo é extremamente nocivo à sua produtividade.

Você pode utilizar a técnica pomodoro, que consiste na utilização de um cronômetro e divide o trabalho em períodos de 25 minutos, com curtos intervalos de até 5 minutos, que você pode utilizar para dar aquela olhadinha no celular, ir ao banheiro, beber água, meditar, refrescar a mente, enfim, o que preferir e voltar a trabalhar.

Eu gosto muito de utilizar o aplicativo para navegadores TimeDoser, que funciona como um cronômetro baseado na técnica pomodoro.  Para muitas pessoas ajuda bastante.

Foque 100% em suas tarefas!

6. Escute música

A música pode ser uma grande aliada da criatividade e produtividade, além de ser um excelente estímulo.

Eu mesma gosto de algumas listas no Spotify que me ajudam a criar e manter o foco, por exemplo:

Music for concentration

Acoustic concentration

Focus Now

O importante é  que seja uma música que o mantenha alerta e que seja agradável.

7. Medite

A meditação te ajuda a ter maior clareza mental e focar no aqui e agora. Além do mais auxilia bastante a combater o estresse e ansiedade, acalmando sua mente e deixando ela mais apta a estar atenta e descansada.

8. Alterne estímulos

Além de ouvir música e meditar, você pode estimular sua mente e concentração lendo livros, se inspirando em artigos de autores interessantes, viajando ou assistindo um filme.

Procure sempre estudar, não pare nunca! Quanto maior o conhecimento mais fácil será o processo criativo.

Lembre-se de não esperar a inspiração vir! Começar já é metade do caminho.

E agora? Vai conseguir desbloquear a sua criatividade? Ajude seus amigos também! Compartilhe esse artigo em suas redes sociais!

Veja o infográfico:

bloqueio criativo

Vamos em frente!

Siga nossas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou do Blog? Compartilhe :)