Você tem baixa tolerância à frustração?

Siga nossas redes sociais

Você tem baixa tolerância à frustração? Sabe o que é e como identificar? Esse assunto tem a ver com a forma como você lida com situações desfavoráveis e frustrantes. Que tal melhorar seu autoconhecimento lendo esse artigo?

Baixa tolerâcia à frustraçãp

O que é baixa tolerância à frustração?

Podemos dizer que a baixa tolerância à frustração, é a pouca capacidade que um indivíduo possui ao  lidar com uma situação frustrante ou desfavorável.

A frustração acontece, quando algo não sai de acordo com a expectativa e gera um certo sentimento de impotência. É uma das emoções mais comuns do ser humano. É preciso aprender a lidar com a frustração para que os sentimentos negativos que ela traz, não se sobressaiam.

O sentimento de frustração quando não é bem assimilado, traz desmotivação, comportamento agressivo e pode até fazer com que as pessoas desistam dos seus objetivos.

Podemos perceber a baixa tolerância à frustração numa pessoa, quando ela reage com irritabilidade fácil, desmotivação, tem dificuldades em se comunicar sobre o que a está frustrando, podendo ser até violenta, desiste fácil das coisas, tem muita resistência em lidar com situações mais complexas e acaba distorcendo sua visão de mundo.

Geralmente, pessoas com baixa tolerância à frustração acabam adquirindo problemas de autoestima e autoconfiança.

Seu desejo é uma ordem?

Se você acredita que cada desejo seu é uma ordem e se sente profundamente decepcionado, ou irritado quando as coisas não acontecem da maneira que você espera, provavelmente possui uma baixa tolerância às frustrações (BTF). Pessoas com BTF tem dificuldade em separar o que é desejo e o que é necessidade.

Caso esteja observando apenas o lado negativo das coisas, distorcendo a realidade, pode ser que esteja com BTF.

Você tem necessidade controlar cada situação, cada acontecimento da sua vida? Quando as coisas fogem do seu controle como se sente? Desanimado? Desmotivado? Nervoso? Isso é um sinal de BTF.

Aceitar que alguém não pensa como você é complicado? Em discussões o seu argumento é o que mais importa e quando é contrariado se sente triste e acaba se expressando de forma inadequada? Briga e ofende quem não tem seu ponto de vista? Isso pode ser BTF também.

Quando delegam e não tem seus desejos e necessidades atendidas, as pessoas com baixa tolerância à frustração acabam perdendo a paciência com muita facilidade, inclusive, podendo agredir verbalmente quem não cumpriu suas demandas de forma satisfatória.

Alguma vez, já teve tanta dificuldade em lidar com algum problema e o desconforto foi tão grande que pensou em desistir? Geralmente, quando alguém tem BTF sofre muito, pois se apegam ao que deveria ser e não ao como é de verdade e isso provoca uma profunda decepção.

Se seu estopim é extremamente curto? Você pode ter BTF. Um descontentamento mínimo, pode gerar um grande estresse.

baixa tolerância à frustração 2

Lidando com a frustração

É importante entender que a frustração, é uma emoção passageira e devemos deixá-la ir embora. Para algumas pessoas isso é complicado de assimilar, pois não aprenderam a lidar com a frustração desde a infância.

Ter baixa tolerância à frustração, é um transtorno emocional que não deve ser negligenciado, pode acabar resultando em prejuízos nos relacionamentos pessoais, afetivos e profissionais. Inclusive, pode ser um gatilho para diversos transtornos mentais, como o TOC (transtorno obsessivo compulsivo), auto-mutilação, depressão, entre outros.

A frustração, como toda emoção, deve ser canalizada de maneira positiva, veja como pode lidar e deixá-la ir embora:

  1. Temos que tomar consciência dela e entender como ela nos afeta;
  2. Analise como está sendo afetado, se puder anote como se sente e as reações físicas que ela provoca. Faça um diário;
  3. Entendendo os seus efeitos, estará preparado para o que o virá e poderá evitar certas reações. Procure se acalmar;
  4. Anote (pode ser em seu diário) e faça uma reflexão do que aprendeu com a situação que lhe causou frustração e como ela poderá trazer benefícios para sua vida;
  5. Aceite que perfeição não existe. Cobrar tanto dos outros e de si mesmo vai trazer o sentimento de frustração;
  6. Crie metas para estabilizar-se diante das frustrações, por exemplo, ao se encontrar numa situação frustrante, pode criar uma meta de respirar  fundo ou contar até 10, antes de tomar alguma atitude agressiva;
  7. Se algo não ocorrer como espera, imagine o cenário ideal e o real. Pense em como poderia transformar a situação em algo positivo;
  8. Pratique meditação para serenar a mente;
  9. Sinta-se grato por cada aprendizado que a frustração lhe proporcionou!
  10. Se estiver com muitas dificuldades em lidar com as situações de frustração, busque ajuda profissional.

Está mais preparado para vencer as frutrações? Espero que sim! Se acha que este artigo poderá ser útil para alguém, não deixe de compartilhar em suas redes sociais!

Vamos em frente!

 

Siga nossas redes sociais

2 thoughts on “Você tem baixa tolerância à frustração?

  • Gratidão por essa postagem. O baixo limiar de frustração tem me impedido de ter um relacionamento saudável com minha namorada e decisões da vida. Preciso muito trabalhar isso em mim.

    Obrigada por postar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou do Blog? Compartilhe :)

mautic is open source marketing automation
Pular para a barra de ferramentas