Resiliência: O que é e como trazer para minha vida?

Siga nossas redes sociais

Resiliência é um fator importante para superar as adversidades da vida. Nos ajuda a superar e seguir em frente. Você se considera uma pessoa resiliente? Entenda melhor sobre o assunto!

resiliência

O que é resiliência?

Buscando definições sobre a resiliência, percebi que ela tem algo em comum, na física, psicologia e no meio ambiente. Todas se referem à resiliência, como a capacidade de voltar ao estado natural, após sofrer forte pressão, abalo e passar por uma situação crítica.

E realmente, resiliência é a capacidade que temos de lidar com nossos problemas, vencer adversidades, conviver com a pressão e ainda sim nos manter fortes seja qual for a situação.

Ser resiliente, nos permite viver as experiências que temos em nossa vida de forma mais plena e consciente. Isso nos ajuda nas relações que construímos e como as superamos. Influencia diretamente na capacidade de darmos a volta por cima.

Como anda sua capacidade de enfrentar as situações difíceis da vida? Fazer essa reflexão ajudará a entender o seu nível de resiliência.

Como é uma pessoa resiliente?

Para saber se é uma pessoa resiliente, pense em como reage diante de situações mais complicadas ou que exercem forte pressão sobre você.

Qual é a sua reação? Você chora, esperneia, foge ou decide enfrentar e seguir em frente? Se você consegue olhar para a situação, enfrentá-la e aprender algo com ela. Provavelmente é alguém que possui resiliência alta.

As pessoas que são mais positivas, otimistas, que assumem a responsabilidade pelas suas ações e resultados, geralmente são as mais resilientes também.

Aprender a adaptar-se

Temos exemplos bastante ricos em nossa história de pessoas que superaram suas dificuldades e fizeram do limão uma limonada.

Basta pensar naquelas que sofreram algum trauma físico ou emocional e utilizaram isso para fazer o bem, algo útil em suas vidas e na vida do outro.

Por exemplo, o que dizer de campeões paralímpicos, pessoas que enfrentaram doenças graves como o câncer e aquelas que contra todas as expectativas conseguiram crescer e ser bem sucedidos? Mesmo num ambiente hostil.

Se os exemplos citados não tivessem a incrível capacidade de se adaptar, entender o que cada situação poderia trazer de útil para elas e utilizá-las como alavanca para a superação, talvez nunca tivessem saído da dificuldade e nem seriam exemplos.

Muitas vezes é complicado lidar com as mudanças bruscas da vida, mas deixar de ser resistente à elas é uma parte importante sobre ser resiliente. Quanto mais maleável formos, mais capacidade teremos para nos sair bem a cada desafio que nos for apresentado.

Pessoas com maior dificuldade de adaptação, sofrem mais que as demais, pois nada permanece imutável. Quando não aprendemos isso pelo amor, acabamos tendo que aprender pela dor.

Gosto muito de citar uma cena do filme Trolls , uma animação que fala sobre encontrar a felicidade e que recomendo fortemente para levantar o astral ou refletir. Bom, a cena em específico, se passa logo no começo, quando a protagonista tem que enfrentar diversos desafios, chuva, frio, calor, predadores, etc. Porém, ela se mantém positiva até o fim. Ela é um grande exemplo de resiliência.

Interagir ajuda a aumentar a resiliência

Quando interagimos com pessoas positivas e nos inspiramos em suas atitudes sobre as dificuldades impostas pela vida, se torna mais presente a vontade de vencer.

Tente se cercar de pessoas otimistas e que procuram enfrentar os desafios com força e resignação. Esteja rodeado com boas conversas, troque experiências, pergunte como elas conseguiram passar por determinada situação e o que aprenderam com isso. Busque o que há de mais valioso em cada uma.

Por outro lado, evite buscar exemplos de indivíduos que não agregam e vivem numa vibração negativa de reclamações e pessimismo. Escolha bem quem participa da sua vida.

A importância de ser resiliente no trabalho

Umas das características mais procuradas pelas empresas atualmente em profissionais, é a resiliência.

Um profissional resiliente conseguirá lidar melhor com adversidades, crises e com a pressão do dia a dia. Sua capacidade de análise e tomar decisões pela empresa serão melhores também.

Essa é uma característica valorizada sobretudo, nos cargos de liderança e podem inspirar outros profissionais na superação de problemas.

Aprenda a ser resiliente

Alguns acreditam que existem pessoas mais resilientes que as outras, ou até já nascem assim. Pode até ser, mas o importante é saber que se pode desenvolver a resiliência em qualquer fase da vida e ela pode ser aprendida. Todos a possuem em maior ou menor grau.

É preciso treinar sua mente, tentar ser cada vez mais tolerante às frutrações, respirar fundo, tentar não ser impulsivo.

Algumas coisas como praticar meditação para acalmar a mente e escrever um diário para expressar suas emoções podem ajudar.

Procure ser grato por todas as situações da sua vida, agradeça por elas existirem e estarem ensinando algo valioso para você, mesmo que você venha perceber seus efeitos apenas no futuro. Nada é por acaso.

Caso tenha maior dificuldade, é sempre bom tentar uma psicoterapia, para trabalhar as questões que estão bloqueando sua capacidade de ser resiliente e fortalecer sua estrutura emocional.

Tente, faça um esforço! Tenho certeza que sua vida será muito mais feliz.

Conseguiu entender melhor sobre a resiliência? Então, aproveite para compartilhar este artigo em suas redes sociais!

Até breve!

Siga nossas redes sociais

3 thoughts on “Resiliência: O que é e como trazer para minha vida?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou do Blog? Compartilhe :)

mautic is open source marketing automation
Pular para a barra de ferramentas