Qual significado você está criando para a sua vida?

Siga nossas redes sociais

Há quem diga que a vida é um mistério indecifrável, um presente, um milagre, mas há quem acredita que ela é dura, difícil, curta, enfim, os mais diversos significados. E na sua opinião? Qual significado você está criando para a sua vida?

Um dos maiores poderes do ser humano, é o poder de escolha.  Todos os dias ao levantarmos, escolhemos o que comer, roupa vestir, sapato usar e por aí vai… Seguimos tomando decisões o tempo todo. Será que estamos fazendo isso de uma maneira verdadeiramente satisfatória para nós?

O significado que damos as coisas da vida também é uma escolha. Convido você a refletir sobre dar significados e ressignificar. Vem comigo!

O que é ressignificar?

Ressignificar é dar novo significado a alguém ou algo. Puro e simples, não é mesmo?

Porém, ao longo da vida, passamos por situações e experiências que vão impactando nesses significados e o nosso repertório afeta em como vamos lidar com eles.  Tudo tem a ver com a sua percepção sobre o mundo.

Com estão seus significados sobre as coisas? O que pensa sobre relacionamentos, trabalho, alimentação, vida, morte, etc? Provavelmente suas respostas estão relacionadas a como enfrenta todas essas coisas. Quando pensa sobre elas, vem à mente algo negativo? Então, você pode ressignificar.

Você pode ressignificar a sua vida

Como dito anteriormente, temos o poder da escolha. Quando decidirmos verdadeiramente mudar alguma coisa que nos incomoda, seremos capazes disso.

É preciso ter outro olhar, ver as coisas sobre outro ponto de vista. Falar parece fácil, não é mesmo? Não estou no seu lugar, não passei pelo que você passou, não conheço suas dores. Acredite que é possível.

Querer dar um significado mais positivo é o primeiro passo.

Como ressignificar algo que me machucou tanto?

Feridas, dores, doenças, perdas e mágoas fazem parte dos ‘chacoalhões’ que a vida nos dá. Provavelmente, muitas dessas coisas aconteceram sem que estivéssemos preparados para elas.

As marcas ficaram e nunca mais fomos os mesmos. Já parou para pensar que é aí que está o ‘pulo do gato’? Nunca seremos os mesmos, as mudanças acontecem independentes da nossa vontade.

Podemos aproveitar todos os acontecimentos marcantes para que eles nos ajudem a construir a nossa melhor versão. Reflita sobre o que suas experiências trouxeram de positivo em termos de autoconhecimento, aprendizado, superação, entre outras coisas.

Comece por tentar extrair o aspecto de positivo de cada situação. Louise Hay, autora do livro “Você pode curar sua vida”, passou por diversos abusos na infância, relacionamentos abusivos, falta de amor e mudou sua vida, quando se deu conta de vivia repetindo padrões e começou enxergar as coisas de outra maneira.

Dê perdão e se perdoe

Citei Louise Hay anteriormente, pois, ela é um grande exemplo de ressiginificação para mim. Mesmo com muitas atribulações na vida, foi capaz de transmutar completamente.  Uma das primeiras atitudes para isso, foi perdoar e algo que ficou muito marcado em minha mente foi uma fala: — Perdoei meus abusadores, pois, eles só estavam fazendo o que podiam fazer de melhor naquele momento.

Foi então, que me dei conta de que é isso. Só podemos dar o que temos. Portanto, quem magoa, também está ferido em algum nível.

Para que o perdão se faça, precisamos de um pouco de empatia, tentar ver as coisas pela ótica do outro, considerando o que ele traz de repertório consigo e entendendo o porquê de determinada atitude.

O autoperdão também pode acontecer. Basta que sigamos a mesma lógica, nossos erros aconteceram, pois, era o melhor que poderíamos ter feito naquele momento. Não somos infalíveis ou perfeitos. Como perdoar as falhas de terceiros se não somos capazes de nos perdoar? Comece por você.

Aceite-se como é, imperfeitamente perfeito para aprender, evoluir, ensinar  e perdoar.

Começar, é metade de uma ação

Proponho que comece já! Ressignifique tudo aquilo que não tem sido positivo até aqui.

Faça uma lista das coisas que têm significados dolorosos ou desagradáveis, escreva o que pensa sobre cada uma delas e depois coloque qual seria o significado positivo que podem ter.

Tente fazer esse exercício sempre e me conte os resultados, ok?

Gostou de ressignificar? Então compartilhe este artigo nas suas redes sociais e até o próximo!

Siga nossas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou do Blog? Compartilhe :)

mautic is open source marketing automation
Pular para a barra de ferramentas