O que é mindfulness?

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O que é mindfulness? Você já deve ter se perguntado. Esse termo tão utilizado atualmente, tem sido difundido por muitos especialistas em bem estar e qualidade de vida. Porém, em termos práticos poucos sabem como funciona na realidade. Que tal descobrir?
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O que é mindfulness?

Jon Kabat-Zinn, diretor fundador da Clínica de Redução do Stress e do Centro de Atenção Plena em Medicina, na Escola Médica da Universidade de Massachusetts é um dos pioneiros no assunto. Kabat-Zinn não coloca o mindfulness num contexto de meditação religiosa.

A definição de Kabat-Zinn sobre meditação mindfulness é a consciência que surge, quando prestamos atenção com propósito no aqui e agora, sem nenhum julgamento. Sendo então, um estado de consciência que pode ser cultivado no ato de prestar atenção.

Prestar atenção no mindfulness deve ser feito com propósito como dito anteriormente, ou seja, com intenção, com a consciência de que tudo o que temos realmente é o presente, o momento em que estamos agora.

Quanto ao não julgamento, é importante lembrar que a todo momento estamos julgando, pessoas, situações e a nós mesmos. Por isso a necessidade de não nos cobrirmos deles.

Prestar atenção

Prestar atenção? Parece simples, não é mesmo?

Então tente! Perceberá que sua mente estará sempre vagando e já existe muito esforço para manter sua atenção em diversas coisas.

Dificilmente você consegue lidar com tantas coisas exigindo sua atenção durante todo o tempo. Pessoas, redes sociais, compromissos, tarefas… Uma infinidade de demandas que fazem sua mente se esforçar, de maneira quase sobrenatural.

Percebe que muitas vezes passa mais tempo no passado ou no futuro? Provavelmente você deve estar pensando naquele relatório que precisa entregar logo mais, nas compras do supermercado que precisa fazer, nas contas que vencerão até o fim do mês. Futuro, futuro e futuro.

E quanto àquela mágoa que ficou do último relacionamento? Aquilo que você perdeu, pessoas que ficaram no passado, palavras duras que ouviu, culpa, sentimentos que estão guardados? Passado, passado e passado.

Toda angústia, seja por ansiedade pelo que virá ou por tudo que já foi, gera alguma coisa em nós. Muito provavelmente o que vem com isso não é bom para nossa saúde. Então, nasce a depressão, ansiedade, estresse, insônia e até outras patologias como o câncer.

Mas pense. Em que hora você vive? Sabia que todas as decisões que você toma, são no aqui e agora?

Estar presente e atento, não é tarefa fácil nos dias em que vivemos, mas se torna possível com a ajuda do mindfulness.

 

Como praticar o mindfulness

Mindfulness, significa atenção plena. Para praticá-lo é necessário estar focado no aqui e agora, como já dito, sem julgamentos.

Mas como sabemos, não é a tarefa mais simples do mundo, afinal, muitas vezes temos pouco controle sobre nossos estados mentais. Nos períodos de mais estresse ou depressão, perdemos ainda mais o controle.

Praticar o mindfulness pode te ajudar a assumir o controle da sua mente. Você pode fazer isso com momentos formais ou informais de meditação.

Os momentos formais de meditação, são aqueles em que você reserva um momento do seu dia, podem ser trinta, dez ou cinco minutos e pratica a meditação.

Os momentos informais de meditação, são aqueles que você traz os preceitos da prática para o seu dia, aplicando-os em tarefas de rotina, como tomar banho, escovar os dentes fazer uma caminhada, respirar, etc.

Para treinar a atenção plena, seja na meditação formal ou informal, lembre-se da intenção e propósito. Sinta sua respiração, as reações do seu corpo, suas sensações confortáveis, desagradáveis, o que está acontecendo no momento. E novamente, esteja presente e sem julgamentos. Observe!

Mindfulness pode se tornar um estilo de vida e uma nova forma de lidar com as situações.

Exercícios de mindfulness

Praticas no dia a dia

Ao tomar banho:

O banho é um excelente momento para a prática do mindfulness. Aproveite a experiência profundamente.

Procure sentir a água caindo sobre o seu corpo, sua temperatura, observe as sensações que isso traz, se está confortável. Sua mente vai tentar vagar, mas volte. Sinta o cheiro, a textura do sabonete, a sensação de deslizá-lo por seu corpo e sinta o vapor.

Esteja consciente e presente em cada ação.

Escovando os dentes

Sinta as cerdas, o gosto da pasta dente, as sensações que causam em suas papilas gustativas. Observe cada sensação.

Durante a alimentação

Fique em silêncio, atento ao comer. Evite distrações, deixe o celular, a televisão e computador de lado.

Observe como segura o talher, as cores do prato, os alimentos que escolheu, sinta o cheiro, o sabor de cada um, a harmonia entre eles. Explore os sentidos.

Perceba como mastiga e respira durante a refeição e a sensação que cada alimento proporciona.

Ao respirar

A respiração é um dos fatores primordiais da meditação. Tão valiosa que nasce conosco e nos acompanha até o fim da vida sem cessar.

Observe sua respiração, seu ritmo, como ela entra e sai por suas narinas. Sinta o abdome expandindo e retraindo a cada inspiração e expiração.

Perceba as sensações que tem quando respira, como se sente e deixe os pensamentos passarem por você, sem julgamentos.

O mindfulness é uma prática que pode ser incorporada em diversos momentos e nas atividades de rotina, basta que se permita estar presente e atento ao que está fazendo. Vivendo o aqui e o agora.

Experimente e siga com uma vida com menos estresse e ansiedade. Fique atento!

Precisa de uma mãozinha?

Para começar veja o exemplo de meditação mindfulness guiada abaixo! Comece!

Espero que esse artigo tenha sido útil para você! Ele pode servir para outras pessoas também! Por isso, compartilhe e curta em suas redes sociais!

Vamos em frente!

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