O que é branding? Construa uma marca de sucesso

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O que é branding? Você sabe o que é preciso para construir uma marca de sucesso?

Nos últimos anos muito se fala em Branding, mas afinal, o que sua empresa tem a ver com isso? O Branding é algo realmente importante? É uma nova onda? Vai permanecer?

Definitivamente, o Branding não é uma novidade, começou a se falar em branding há mais ou menos 20 anos. E agora, o assunto vem ganhando mais força entre as organizações do mundo inteiro. Mas você sabe o verdadeiro papel do Branding na construção das marcas?

o que é branding?

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Para entender o real papel do Branding devemos diferenciar 3 estratégias:

1) Estratégia de Marca

É aquela que cria uma proposta de valor a longo prazo, como se quer ser percebido e define a cultura corporativa entre seus públicos de relacionamento (clientes, funcionários, fornecedores, comunidade, Governo).

2) Estratégia de Negócios

Cria uma oferta de produtos e serviços para entregar a proposta de valor da marca.

3) Estratégia de Comunicação

Responsável por comunicar o diferencial competitivo da marca de forma clara e consistente nos pontos de relacionamento e contato.

Sinergia é preciso

O que podemos perceber é que grande parte das empresas comunicam, mas muitas vezes não fazem isso de forma clara e consistente e nem sabem o que estão comunicando.

Por isso, deve-se entender e pensar o verdadeiro papel da marca, afinal ela criará o valor a longo prazo para o negócio e qual a cultura corporativa será criada a partir dela.

Uma marca de sucesso precisa ter sinergia entre todas as estratégias citadas, caso contrário ficará investindo em comunicação sem retorno, mudando sempre de posicionamento e ao longo do tempo, não será nada.

Havendo sinergia entre as estratégias poderemos perceber que o resultado será:

  • Fortalecimento da reputação
  • Maior valorização da marca
  • Uma proposta que diferenciará a marca no mercado
  • Aumento de investimentos na marca

Podemos dizer que são as marcas que conduzem a economia atual, sendo elas um dos ativos mais valiosos das empresas.

Podemos ver pelo valor monetário que algumas delas alcançam, para você ter uma ideia, de acordo com a Revista Exame, colocando as 100 marcas mais valiosas do mundo juntas elas chegam ao valor de 3,3 trilhões de dólares – 14% mais que no ano passado. Destacando a Apple que ultrapassou a Google, valendo 246.992 milhões de dólares.

Marca de sucesso

Para garantir uma marca de sucesso, deve-se começar a fazer Branding desde o início e ir se aperfeiçoando, não é à toa que a palavra Branding é um verbo.

É um trabalho contínuo, diário, fundamental nos tempos de inovações e mudanças que vivemos. A todo o momento empresas se fundem, entram em novos mercados ou precisam mudar e reavaliar seu posicionamento.

Uma marca forte deve passar por reavaliações sempre, a McDonald’s, por exemplo, está inserida num mundo que busca cada vez mais saúde, alimentação saudável, por isso passou por uma forte reestruturação do seu posicionamento, aderindo alimentos ditos mais saudáveis em seu cardápio, porém continua sendo uma rede de junk food e permanecer como uma das marcas mais fortes do mundo.

Prometa e cumpra

Lembre-se de jamais colocar uma proposta de valor que não pode cumprir, uma vez definida, tenha certeza de que será cobrado por isso. A gestão de marca contínua traz longevidade à marca. Tenha em mente que, a marca deixou de ser apenas um desenho, uma identidade, ela é a personalidade da sua empresa.

Para se ter uma marca de sucesso é preciso seguir 4 critérios:

1) Seja diferenciado

Tenha um ponto de vista único, diferente, com atitude.

2) Seja relevante

Garanta identificação com seus públicos. A marca deve criar um relacionamento de valor com seus stakeholders (todas as partes interessadas em seu negócio), inspire-os, é fundamental. Marcas inspiradoras geram valor e quando são relevantes conversam e criam relacionamento com seus públicos.

3) Seja Proprietário

Ser proprietário da marca é conseguir transformar o design dela em valor, construindo um universo incrível, através de associações visuais, sonoras, olfativas e cores. Por exemplo, quando você escuta “Plim, Plim” logo sabe que se trata da Rede Globo de Televisão.

Outro exemplo é quando você vê um formato da garrafa da Coca Cola logo faz uma associação com a marca, mesmo que nada esteja escrito nela. Explore os sentidos.

4) Seja consistente

Comunique-se sempre da mesma forma em todos os pontos de relacionamento, isso traz confiabilidade e permanência num mundo de constantes mudanças e inovações. Ser consistente é ser mais competitivo.

Conseguiu entender melhor o que é branding? Aproveite para praticar em seu negócio! Se gostou desse artigo, compartilhe em suas redes sociais!

Até a próxima!

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