Meditação Guiada: Apoio para focar a mente

Siga nossas redes sociais

A meditação guiada pode ser um reforço para quem ainda está começando a meditar, tem de dificuldade para se manter focado e também garante segurança e conforto. Vamos conhecer um pouco sobre ela?

meditação guiada

É notório o crescimento da recomendação da meditação por especialistas de diversas áreas de saúde e existem diversas matérias sobre o tema. Porém, poucas que de fato explicam como realizar essa prática.

Alguma vez, você já se sentou, fechou os olhos e na hora de se concentrar, começou a ouvir todos os barulhos possíveis, começou a pensar num monte de coisas, tarefas, sua mente não lhe deu nenhum sossêgo?

Não se preocupe, isso é mais normal do que se imagina. Meditação é prática, adquirir um novo hábito nem sempre é fácil. É aí que a meditação guiada pode ajudar.

A meditação guiada – Cinto de segurança meditativo

A meditação guiada pode ajudar a manter a mente controlada estabilizada durante a atividade. Principalmente para as pessoas que tem mais dificuldade em manter o foco.

Tal como um cinto de segurança, ou seja, quando sua mente começar a dispersar, as palavras o guiarão de volta para a meditação, trazendo você para o aqui e agora.

Um reforço poderoso

A meditação guiada, além de ajudar a não dispersar, irá trazer para você o poder de direcionar a sua mente para o estado meditativo. O que será importante para melhorar sua entrega diante da prática.

Quanto melhor for sua entrega, maior será a qualidade dos resultados no seu dia a dia. Você conseguirá mergulhar mais em si mesmo, será mais harmônico e equilibrado. Além disso, conseguirá ativar o seu poder interior.

E agora? Como praticar a meditação guiada?

1) Estabilize-se

Procure um local silencioso e confortável. Encontre a posição ideal para você, pode ser sentado numa cadeira, sobre um colchonete, tapete ou sofá. O importante é encontrar a posição que seja mais agradável.

Você saberá que encontrou a posição ideal quando sentir que seu corpo está firme e ao mesmo tempo relaxado. Cada indivíduo terá uma posição própria.

2) Respire e controle-se

Tente iniciar com as emoções controladas. Você pode fazer isso através da respiração. Esteja consciente da sua respiração, inspirando e expirando calma e profundamente.

É importante diminuir a  agitação para que o exercício possa surtir maior efeito sobre seu corpo. Perceba como o seu corpo vai reagindo conforme for respirando.

3) Concentre-se

Depois que seu corpo estiver mais relaxado e se sentindo mais calmo, tente se concentrar. Fechar os olhos ajuda bastante nesse processo. Pois iniciará uma conversa interna e abrirá os olhos para dentro.

Uma boa forma de aumentar a concentração é escolher um foco, direcionar a atenção para a respiração pode auxiliar bastante.

Você pode também, escolher um objeto, observar as batidas do seu coração e até repetir algum mantra de seu interesse. Eu gosto muito do Ho’oponopono, que diz “Me perdoe, sinto muito. Sou grato. Eu te amo.”, um mantra de cura havaiano.

4) Conecte-se

Permita-se sentir e conectar-se com a energia e sensações que a meditação guiada vai te proporcionar. Escute e dê o melhor de si para que essa experiência seja válida, duradoura e benéfica para sua vida. Você poderá sentir o impacto em sua vida.

Tudo que você precisa fazer é seguir as instruções do guia e se entregar.

Alguns aplicativos e podcasts para meditação guiada.

Segue uma listinha que fiz de alguns dos aplicativos que podem ajudar:

  • Medita Gratuito e em português, disponível para IOS
  • 5 minutos Gratuito e em português  para android e IOS
  • Zen Aplicativo brasileiro criado por Juliana Goes tem meditações guiadas de aproximadamente 10 minutos, com compras no aplicativo. Disponível em IOS e android

No YouTube, você encontra também diversos tipos de meditações guiadas, para várias finalidades também.

Para começar escute o podcast abaixo:

Espero que depois dessas dicas a prática da meditação se torne mais fácil em sua vida. Se acredita que esse artigo foi útil, compartilhe em suas redes sociais.

Até breve!

Siga nossas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou do Blog? Compartilhe :)

mautic is open source marketing automation
Pular para a barra de ferramentas