Ho’oponopono: Vamos curar feridas interiores?

Siga nossas redes sociais

Ho’oponopono: uma palavra de origem havaiana e que soa estranho aos nossos ouvidos, mas seu poder é inimaginável.

A sua estrada é somente sua. Outros podem acompanhá-lo, mas ninguém pode andar por você. (Rumi)

Como podemos aprender a perdoar e curar as nossas feridas abertas, sangrando? Muitas vezes parece difícil, custoso. De que maneira perdoar alguém nos causou tanto mal? Como nos sentir menos culpados por algum erro que cometemos?

Muitas vezes nos sentimos feridos, seja pelo outro, por alguma enfermidade, limitação ou por nós mesmos. Mas, o que fazer diante disso?

Temos duas escolhas: continuar doentes ou buscar a cura.

Por isso, vou falar um pouco sobre o Ho’oponopono e sobre como ele pode ser poderoso. Eu mesma já fui curada com o apoio dele.

Neste post você poderá entender como pode tornar sua vida mais leve e sem mágoas. Ficou curioso? Então, continue por aqui.

O que é o Ho’oponopono?

A palavra ho’oponopono significa “colocar as coisas em ordem”, importante para equilibrar o que estiver em desequilíbrio, curar o que estiver doente, purificar o que está poluído e afastar a angústia que pode haver em cada um.

Os havaianos mais antigos acreditavam que todas as doenças, mágoas e desgraças, aconteciam por conta do desiquilíbrio entre as pessoas e os deuses. Tinham a crença de que tudo estava interligado, a falta de equilíbrio era o que trazia conflitos entre grupos da tribo e acabava afetando a todos. Por isso, realizavam constantes sessões de cura.

Não é uma prática muito complexa, extremamente simples e eficaz. E os resultados podem ser surpreendentes.

Como funciona?

O ho’oponopono tem a premissa de que toda experiência, seja positiva ou não, é um reflexo do seu interior, recebe influência do seu eu.

Sendo assim, a forma como se sente sobre tudo é sua responsabilidade. Muitas vezes você é o seu pior inimigo com pensamentos destrutivos sobre si mesmo, cada vez que faz isso, cria um mundo ilusório em sua mente que reflete no exterior.

Para que possa curar suas atitudes, pensamentos e ressentimentos, o ho’oponopono trabalha o perdão, em todos os níveis.  Você perdoa os outros e principalmente a si próprio.

Repetir as palavras da meditação, muda sua frequência de pensamento, traz uma consciência de que você é responsável por mudar o que está sentindo. Você escolheu se curar do que está lhe sugando forças.

Na prática, tradicional, basta repetir 4 frases:

  • Sinto muito;
  • Me perdoe;
  • Eu te amo;
  • Sou grato.

Repetindo essas frases, você ativa 4 etapas da cura: consciência, perdão ou autoperdão, amor e a gratidão.

É só repetir, dessa forma você vai liberar memórias de dor, traumas, sentir maior autocontrole e poder pessoal.

Eu e o Ho’oponopono

Eu mesma, quando passei por um acontecimento muito traumático e que me gerou ressentimento, raiva, e muito dor emocional, me curei repetindo as frases, cada vez que maus pensamentos rodeavam a minha mente.

Comecei a perceber que toda aquela carga negativa estava me fazendo muito mal e tinha que agir a respeito, para não adoecer fisicamente.

A cada mau pensamento, raiva, repetia em voz alta e mentalmente as frases do Ho’oponopono e minha mente se acalmava, tudo foi se tornando mais brando, até os sentimentos ruins desaparecerem por completo.

Desde então, essa é minha forma de dar e receber perdão. Assim, cicatrizo mais rápido as minhas feridas.

No vídeo abaixo, conto um pouco sobre como adéquo a prática no meu dia a dia:

 

 

Benefício da prática

Praticando o Ho’oponono, por experiência própria, você conquistará maior poder pessoal para ser o dono da sua vida e emoções.

Além disso, poderá harmonizar seus sentimentos, praticar o perdão, superar conflitos, ter maior estabilidade emocional, melhorar relacionamentos e muito mais!

Libere as energias negativas e as deixe ir embora!

Não é sobre religião

Praticar ho’oponopono nada tem a ver com religiosidade e sim com comportamento.  Não importa se você segue x, y ou z.  O importante é estar disposto a se curar e meditar.

Vá adaptando as práticas no seu dia a dia e depois me conte como foi a experiência.  Aproveite para ajudar a espalhar a técnica e compartilhe este texto nas suas redes sociais!

Siga nossas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou do Blog? Compartilhe :)

mautic is open source marketing automation
Pular para a barra de ferramentas