Como aumentar minha produtividade? Aprenda!

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Como posso aumentar minha produtividade? Essa é uma pergunta recorrente nos processos de coaching. Mas será que é algo fácil de se fazer? Vamos falar um pouco sobre isso. Leia o post!

aumentar produtividade

Aumentar a jornada de trabalho aumenta minha produtividade?

Engana-se quem acredita que fazer hora extra ou aumentar a carga horária de trabalho, vai ser mais produtivo. Trabalhar no final de semana e levar trabalho para casa (salvo em raras exceções) não vai te ajudar. A única coisa que você vai ganhar é mais estresse, cansaço físico e mental.

Tudo isso prejudicará seu rendimento e o deixará mais suscetível a erros, desatento e prejudicará sua memória, o que acabará por prejudicar e muito sua produtividade e trazer retrabalho.

Tente aproveitar ao máximo sua carga horária e descansar em pequenos intervalos. O segredo está no foco.

Algumas dicas para aumentar sua produtividade

1. Estabeleça horário para ler e responder emails

Você é daqueles que verifica a todo momento sua caixa de entrada do email? Pare!

Sua caixa de entrada raramente permanecerá vazia durante muito tempo. Por isso, é totalmente ineficiente verificar emails a todo momento.

Evite habilitar as notificações de recebimento de emails, principalmente em seu celular. Se possível, nem tenha sua conta corporativa instalada em seu telefone.  Essas notificações são ladras de tempo.

Cada vez que você para e verifica um email novo, perde o foco, tempo, raciocínio e produtividade. Para que isso não aconteça, determine horários para verificar seus emails.

De que adianta responder um email após o horário de trabalho? Muito provavelmente ele só será visto no outro dia. Portanto, faça-o no horário de trabalho.

2. Desabilite as notificações do seu celular

O raciocínio é o mesmo do email. Cada notificação recebida no seu celular tem grande potencial para se tornar uma distração que vai roubar seu tempo.

Tente imaginar quanto tempo se perde ao longo de um ano a cada vez que se para o que está fazendo para verificar as notificações e mensagens recebidas no celular. Todo esse poderia ter sido utilizado no foco da realização do seu trabalho.

3. Comece o dia cuidando de si mesmo

A hora de se conectar com o trabalho é ao chegar nele. Antes disso, procure cuidar de si mesmo, faça sua rotina matinal com calma e não acorde verificando os emails, por exemplo. Faça isso somente ao chegar no seu ambiente de trabalho.

Durante o percurso aproveite para relaxar ouvindo uma música que gosta, por exemplo.

Conectar-se ao trabalho antes do horário ou fora dele pode causar grande ansiedade, liberar cortisol (hormônio do estresse) e impactar no resto do seu dia.

4. Matenha-se hidratado

Ser produtivo é parar para beber água! Se engana quem pensa o contrário. Mantenha uma garrafinha de água ao sempre abastecida ao seu lado durante o dia.

Nosso cérebro é composto por 70% de água, precisamos de cerca de 2 a 3 litros de água por dia para nos manter hidratados. Isso claro, de acordo com estrutura corporal de cada um.

Pesquisas identificaram que pessoas que consumiram 775 ml de água de realizarem testes cognitivos, apresentaram resultados 14% mais satisfatórios, que aquelas que não consumiram.

5. Identifique os hábitos que te prejudicam

Você sabe quais são os hábitos que mais lhe roubam tempo? Faça essa análise. Aqui no texto já citamos alguns, mas quais são os seus?

Por exemplo, você fuma? Quantas vezes para e fuma seu cigarrinho ao longo do dia? Tente diminuir, ganhe tempo e saúde.

6. Organize suas tarefas

Faça um planejamento de suas tarefas, definindo ações, prazos e prioridades. Encontre a maneira que funciona melhor para você. Seja através de aplicativos, agendas, planilhas, encontre sua forma de manter-se organizado.

7. Não procrastine

Evite a procrastinação. Essa é uma das maiores inimigas da produtividade. Comece logo a realizar as tarefas que precisa, comece pela mais difícil ou mais importante e logo terá terminado.

8.  Tenha uma rotina saúdavel

Cuidar da alimentação e do corpo, vai mantê-lo saudável e com maior energia vital para ser mais produtivo.

Realize atividades físicas, se possível, logo pela manhã, antes de iniciar suas atividades no trabalho. Exercícios físicos, principalmente os aeróbicos, liberam endorfina e serotonina (hormônio do bem estar) e podem te encher de energia para seguir com o dia.

Além do mais, pessoas que praticam atividades físicas tem maior qualidade de sono também, entre diversos outros benefícios.

Evite ingerir bebidas alcoólicas durante a semana, elas dão uma sensação de bem estar momentânea, mas ao passar o efeito, podem trazer uma reação contrária e prejudicar bastante seu rendimento no dia seguinte.

9. Faça coaching

O coaching vai te ajudar através de ferramentas e atividades a encontrar suas potencialidades, mudar hábitos e desenvolver habilidades que te tornarão mais produtivo. O impacto será totalmente positivo!

Pronto para ser mais produtivo a partir de agora? Então aproveite para compartilhar esse artigo em suas redes sociais!

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