Como aumentar a autoestima? Conheça 8 passos fundamentais

Siga nossas redes sociais

Aumentar a autoestima é algo que muitos desejam e pode trazer inúmeros benefícios para a sua vida pessoal e profissional. Mas será que realmente sabemos como fazer para ter uma autoestima mais elevada? Veja esses passos que separei para você!

Aumentar a autoestima

Entendendo a autoestima

Autoestima é o juízo que um indivíduo faz de si próprio. A avaliação pessoal é importante para descobrir se a autoestima é alta ou baixa.

Para se autoavaliar é importante observar características como dignidade, respeito e confiança em si próprio. Quanto menos o individuo tem uma boa percepção sobre essas características menor será sua autoestima.

Como aumentar a autoestima

Passo 1: Identifique sua autoestima

Entenda sua autoestima, observe e perceba como se sente a respeito de si. Quando estamos com nossa autoestima elevada, nos sentimos bem mais satisfeitos, felizes e nos respeitamos mais.

Observe como anda sua aparência, pois a autoestima tem efeitos sobre o peso (sobrepeso e excesso de magreza) e a vontade de cuidar da aparência.  Caso esteja “desleixado” demais pode ser um sinal de autoestima baixa. O fato de não se cuidar pode ser um alerta de que seu apreço por quem você é precisa de reparos.

Sua voz interior quase sempre é crítica quando faz uma autoavaliação? Pode ser um sinal de autoestima baixa.

Por outro lado, se essa voz for carinhosa e reconfortante é um sinal de que sua autoestima vai bem.

Passo 2: Escute e converse a sua voz interior

Aprenda a escutar a sua voz interior.  O que ela tem a dizer para você? Em que situações ela aparece?

Anote os aspectos que considera importantes sobre o que essa voz diz a seu respeito. Observe quais são os seus padrões de pensamento.

Uma pessoa com baixa autoestima geralmente tem uma voz interior muito dura consigo. Acaba insultando a si próprio ao escutar essa voz.

Tente silenciar essa voz dura e trazer à tona uma nova. Mais positiva, otimista e que exalte suas qualidades. Não se martirize.

Não conseguiu aquele emprego, promoção ou cometeu algum erro? Não se culpe tanto. Cada situação se apresenta para gerar uma experiência que trará com ela um aprendizado e te ajudará a fazer melhor em outra oportunidade.

Passo 3: Encontre sua fonte de autoestima

Quando se autoavalia, quais são os aspectos em você que são mais criticados por sua voz interior?

Não gosta do seu peso atual, não está se cuidando bem? Existem questões na sua aparência que o incomodam? Já parou para pensar quando esses quesitos começaram a lhe incomodar?

Muitas crenças sobre quem somos são construídas logo na infância. Começam quando nossos pais ou responsáveis dizem o que somos, como devemos ser, o que podemos ou não fazer. Dependendo de como absorvemos essas informações teremos mais ou menos autoestima.

Tente descobrir a fonte da opinião sobre si mesmo, isso pode lhe ajudar a resolver alguns problemas.

Passo 4: Estabeleça uma meta

Estabeleça uma meta para começar aumentar a sua autoestima. Tente transformar sua voz rígida e crítica, numa voz acolhedora e positiva.

Por exemplo, tente colocar como meta cada vez que tiver um pensamento negativo sobre você, retruque com um pensamento positivo.

Diga a si mesmo “Eu mereço o melhor, sou meu melhor amigo.” a cada momento de autoestima baixa.

Seja mais autoconfiante!

Passo 5: Liste suas qualidades

Faça uma lista com todas as características que considera qualidades em você. Tente listar pelo menos 30 qualidades. Olhe com carinho para dentro.

Entenda que não é perfeito, mas entenda também que tem inúmeras qualidades que são valorizadas pelas pessoas a sua volta e pela sociedade.

Deixe sua lista de qualidade num lugar acessível e bem visível, para que possa lembrar delas todos os dias.

Passo 6: Aumente seu autoconhecimento

Autoconhecimento é uma ótima forma de aumentar a autoestima. Se conhecer é uma ótima forma de entender como você pode lidar com as adversidades da vida.

Tente ao máximo se observar, você pode por exemplo, fazer um diário, estabelecendo uma conversa consigo e destacando todas as vezes em que sentiu orgulho das suas atitudes e triunfou.

Deixe que a voz que conversa com você em seu diário seja mais positiva.

Passo 7: Mude o que te atrapalha! Cuide-se

Está insatisfeito com seu peso, aparência ou a falta de conhecimento em algo?

Mude!

Estabeleça metas para mudar um que deseja. Cada passo, encurta a distância do seu objetivo.

Por exemplo, seu peso influencia na sua autoestima? Então, liste o que pode fazer para melhorar e dê um passo de cada vez, não faça nada radical e difícil de dar continuidade.

Passo 8: Busque auxílio

Alguns casos de baixa autoestima tem raízes profundas e são mais complexos. Se este for o seu caso, não exite em buscar auxílio psicológico.

Reconhecer que precisa de ajuda é um ato de amor próprio e que pode melhorar tudo!

Acredite você é muito mais forte do que imagina! Deixe sua luz brilhar e siga em frente!

Este artigo foi útil para você? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais e ajude-os a ter mais autoestima!

Até a próxima!

 

 

 

Siga nossas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou do Blog? Compartilhe :)

mautic is open source marketing automation
Pular para a barra de ferramentas