7 dicas para aumentar o seu autoconhecimento

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O autoconhecimento faz com que uma pessoa consiga lidar melhor com os desafios da vida.  Ter consciência de si mesmo ajuda a passar por crises, ter maior autocontrole e um melhor entendimento sobre a situações e suas reações diante delas. Muitos problemas e sofrimentos poderiam ser menores se todas as pessoas se conhecessem melhor. Mas o que fazer para aumentar o autoconhecimento?

Separei algumas dicas, para que você consiga melhorar o seu autoconhecimento!

Mulher pintando

1. Se observe

O primeiro passo para aumentar seu autoconhecimento é se observar. Entre em contato consigo mesmo.

Está se perguntando como? É fácil! Comece observando suas reações diante de cada situação, por exemplo, quando se sentir feliz ou triste verifique como seu corpo responde, quais são as atitudes que toma para si, quais pensamentos vem à sua mente e como se comporta diante disso.

Quando começar a praticar a observação, não se engane! Provavelmente descobrirá coisas sobre você das quais não irá se orgulhar, mas não fuja e nem se faça de bonzinho. Olhe com amor para aquilo que não lhe agradará e pense em como poderá se desenvolver para melhorar os pontos que devem ser trabalhados na sua personalidade. A pior mentira é aquela que contamos para nós mesmos.

Não seja tão modesto consigo, ao se observar, descobrirá uma infinidade de coisas boas sobre quem você é, valorize as qualidades que identificar e sinta orgulho delas. Mostre para o mundo o que tem de melhor e ele retribuirá!

2. Aceite e conheça seus limites

Descubra até onde vão os seus limites, isso vale também para seu estado físico, pois ele influência em sua mente.

Para entender quais são os seus limites, continue observando. Em cada atividade, tarefa, conversa ou situação perceba como se sente e se comporta, principalmente, observe quais são os fatores que fazem com que não sinta bem.

Caso aja de alguma coisa que o faça se sentir mal, significa que está indo contra você ou até mesmo seu ego, tente diferenciar e fazer algo positivo a respeito.

3. Faça uma lista

Junto ao exercício de observação, anote! Liste cada acontecimento e reação que ele proporcionou, escreva sobre como se sentiu, o que falou e como seria a situação atual.  Depois, leia e reflita a respeito, tente entender o seu comportamento diante de cada fato.

Existem aplicativos para celulares que podem ajudar na produção dessas listas, como por exemplo o Bliss, em que você pode listar as coisas boas da sua vida e pelo o que é grato. Caso prefira meios offline, utilize blocos, ou anote em post its coloridos e cole em sua agenda, ou onde possa ver. Faça seu diário de emoções.

4. Faça perguntas de autoconhecimento

Fazer perguntas e respondê-las, podem grandes aliadas do autoconhecimento. Pense em perguntas que parecem simples, mas a maioria de nós tem dificuldades de responder. Por exemplo, pegue um papel e caneta e escreva as questões:

  • Quem sou eu? – Esta pergunta ajudará a descobrir quem é você neste exato momento, fazer um reflexão sobre como gostaria de ser e o quanto está se esforçando para ser quem deseja. Isso ajudará a enxergar suas qualidades e defeitos, além de proporcionar um entendimento maior sobre si mesmo.
  • Quem eu gostaria de ser? – A reflexão aqui te ajudará a entender quais aspectos pode transformar em você e começar a pensar em caminhos que te levarão a ser quem sempre desejou.
  • O que eu posso fazer para ser quem eu almejo? – Com base nas suas respostas e nas outras atividades acima comece a criar suas estratégias para conquistar seus objetivos.

5. Faça um plano de ação

Depois de descobrir quem é e o que deseja ser, faça um plano de ação com aquilo que considera importante para conquistar a mudança necessária ou almejada.

Anote em um papel, aplicativo ou da maneira que achar melhor, todas as ações que podem contribuir para seu autoconhecimento e coloque uma data de início e um prazo para realizá-las. Acompanhe e seja disciplinado. Depois de um tempo faça uma análise do impacto que elas estão causando em sua vida.

Caso seja necessário, adeque, crie ou mude algumas ações para um resultado mais efetivo. Não pare! Continue aperfeiçoando suas ações sempre. Disciplina, disciplina e disciplina.

6. Medite

Meditar pode parecer difícil para algumas pessoas, especialmente para as pessoas mais ansiosas. Mas meditar é um ótimo recurso para se conectar com o seu eu e manter sua mente no presente. Muitos de nós vive preso ao passado ou preocupado com o futuro, precisamos estar presentes, no aqui e agora para evitar depressões

Pratique sempre que achar necessário, procure um local tranquilo, ou pratique o mindfulness (mente alerta) nas atividades do dia a dia (arrumar a casa, tomar banho, no transporte para o trabalho), observando tudo o que está acontecendo naquele momento e como se comporta em cada atividade.

7. Busque um profissional

Muitas vezes buscar uma ajuda profissional, pode contribuir bastante para o processo de autoconhecimento, por isso se puder ou sentir vontade, procure o coaching e/ou terapia para aprofundar nesse caminho e ter resultados efetivos em sua busca.

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