3 Princípios fundamentais do planejamento

Siga nossas redes sociais

Planejar é um ato de inteligência, é pensar antes de fazer. Racional e lógico o planejamento propõe o alinhamento entre estratégia, ação, alocação de recursos e tempo. Antes de tudo planejar é prevenir, diminuir falhas, e fazer projeções.

principios-fundamentais-de-um-planejamento

Quando se quer chegar a algum lugar, atingir resultados expressivos e positivos na sua vida, emprego ou empresa, deve-se planejar. Dessa forma tudo se torna mais eficiente, eficaz e ainda maximiza os resultados e minimiza as deficiências.

Conheça agora 3 princípios fundamentais para o bom planejamento:

1º O PLANEJAMENTO DEVE SER EFICIENTE

Um planejamento eficiente, é aquele bem feito, com bom aproveitamento dos custos, desempenho satisfatório tanto técnico, quanto dos recursos humanos.

Para criar um planejamento eficiente detalhe ao máximo. Liste todos os recursos que serão necessários, pessoas que estarão envolvidas e todas ações necessárias para o sucesso do seu projeto.

Não se esqueça de pensar no que pode dar errado e calcular os riscos que estão intrínsecos, tente imaginar qual seria o plano b e c, caso algo não saia conforme o esperado.

Seja minucioso

Uma ferramenta que pode ajudar é o 5w2h. Já ouviu falar?

5W2H funciona como um checklist das ações que serão desenvolvidas, com bastante detalhamento e clareza.

Auxilia principalmente no mapeamento das atividades, estabelecendo o que será realizado, quem é o responsável por cada ação, o prazo inicial e final de cada atividade e sua importância para o objetivo principal do planejamento.

O 5W2H é uma ferramenta muito utilizada por empresas em sua gestão, mas pode perfeitamente se adaptar à sua vida e projetos pessoais.

A sigla do 5W2H é uma referência à estrutura de planejamento em que se é utilizada a ferramenta, sendo:

WHAT – O QUE SERÁ FEITO? (AÇÕES)
WHY – POR QUE SERÁ FEITO? (MOTIVO DA AÇÃO)
WHERE – ONDE SERÁ FEITO? (LOCALIZAÇÃO/ ESPAÇO FÍSICO)
WHEN – QUANDO SERÁ FEITO? (TEMPO INICIAL E FINAL)
WHO – POR QUEM SERÁ FEITO? (RESPONSÁVEL PELA AÇÃO)
HOW – COMO SERÁ FEITO? (METODOLOGIA)
HOW MUCH – QUANTO CUSTARÁ FAZER CADA AÇÃO? (REFERE-SE AO CUSTO)

Essa é apenas uma sugestão entre várias ferramentas disponíveis.

Vale tentar!

2º PRINCÍPIO DA EFICÁCIA

Eficácia está diretamente ligada aos resultados e, planejar nos permite fazer as escolhas certas, além de ajudar a tomar as decisões que impactarão corretamente nos resultados.

Dessa forma, você poderá aproveitar melhor o conhecimento e criatividade dos envolvidos para fazer o que é mais viável.

Durante o andamento do seu projeto revise e monitore seu planejamento para certificar-se de que ele está sendo eficaz e caso seja necessário, faça alterações.

É recomendado que monitore seu planejamento pelo menos uma vez a cada semana. Escolha um dia da semana para se reunir com sua equipe ou envolvidos para monitorar as ações e avaliar como estão se saindo. Novamente, caso o planejamento precise de ajustes, faça!

3º EFETIVIDADE

Um planejamento é efetivo quando podemos perceber sua relevância nos resultados e impacto que trouxe para os envolvidos, empresa, vida pessoal e principalmente pelo legado que deixará no futuro para novas empreitadas.

Um planejamento é efetivo quando produz conquistas dos objetivos globais para quem é feito este planejamento.

Sendo assim, no fim, avalie os resultados, aprenda com os erros e aprimore-se sempre para garantir planejamentos cada vez mais efetivos.

Esses três itens representam princípios fundamentais no processo de planejamento, não se esqueça deles e se precisar de ajuda, conte comigo!

Agora que já sabe mais sobre como planejar melhor, compartilhe essa ideia com seus amigos nas suas rede sociais!

Até breve!

Siga nossas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou do Blog? Compartilhe :)

mautic is open source marketing automation
Pular para a barra de ferramentas