Se engana quem acredita que ter uma marca para seu produto ou serviço, não passa de uma logotipo bonito e feito por um bom designer.
O significado das marcas é definido pelos interlocutores e ajudam as empresas a encontrarem seus lugares no mundo.
Nos últimos 50 anos, vem acontecendo uma evolução conceitual sobre o que é marca. E é por isso que hoje, trazemos 3 coisas que você deveria saber sobre marca.
1. A MARCA É UM CONJUNTO DE SENTIMENTOS E PERCEPÇÕES
Quem dá significado à marca são os consumidores, eles são os donos da marca e através de suas experiências, desejos, sentimentos e percepções criam o valor que ela possui, podendo até ser única na vida das pessoas e se tornando o que uma empresa tem de mais valia dentro dela.
Uma marca pode ser a maior aliada para o sucesso de um organização.
Por se tratar dos sentimentos e percepções do consumidor, a marca é um bem intangível por natureza e o produto acaba assumindo o papel de suvenir diante das emoções que ela faz emergir.
2. AS MARCAS DEVEM TER RAÍZES DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES
O sucesso de uma marca deve vir de dentro para fora. Ou seja, o primeiro a se encantar e ter uma percepção positiva do seu produto ou serviço deve ser o colaborador.
Para isso deve-se contar com a ajuda do RH para que a política da sua gestão de marca se dissemine.
Uma vez que a marca se torna o maior ativo da empresa entre seus funcionários, eles terão orgulho de fazer parte da equipe e se tornarão seu maior aliado, contribuindo para o sucesso fora da organização.
Como é o caso da Google, uma empresa bastante conhecida por ter um estilo de trabalho que visa o bem estar do funcionário.
A Google passa uma imagem de empresa dos sonhos, isso atrai grandes profissionais e investidores, podemos ver o reflexo no sucesso e “quase monopólio” da world wide web que possui atualmente.
3. INVESTIR EM MARCA NÃO É DESPESA
Cuidar da sua marca gera valor e reputação para sua empresa, com maior prestígio a performance financeira melhora ou se recupera mais rapidamente de crises.
Por isso, tenha sempre em mente que cuidar da sua marca não é despesa, é investimento e pode trazer grandes frutos para sua empresa.
Essa dica vale para pessoas que querem cuidar da sua marca pessoal também!
Veja o vídeo abaixo e entenda um pouco mais sobre o que queremos dizer:
Agora temos uma nova categoria e falaremos sobre marketing! Se gostou desse artigo, curta e compartilhe em suas redes sociais!